Direito e Economia: Lucro e solidariedade na Igreja de Francisco



Como o uso dos recursos financeiros da Igreja Católica 

pode ser paradigma para um novo capitalismo?

Palestrantes
 

Quem somos?

O evento foi pensado a partir de diálogos entre a presidente da comissão de ensino jurídico, OAB | Ce, Vanessa Oliveira e Pe. Francisco Marques, SSS, membro da mesma comissão e doutorando em direito constitucional | Unifor. Depois de consulta aos palestrantes, a Escola Superior Advogacia, juntamente com a ADCE | Fortaleza, assumiram o curso.

Objetivo Geral

Abordar a tutela jurídica dos bens eclesiásticos, seus limites e possibilidades, à luz da inspiração de Francisco na perspectiva do investimento de impacto 

Objetivos específicos

Tratar a tutela jurídica dos bens eclesiásticos, seus limites e possibilidades.

Apresentar a experiência da Oblate Internationa Pastoral Investiment Trust.

Abordar os avanços no Brasil e a relevância de fundar um fundo de investimento católico.

Metodologia

Encontros expositivos com um tempo para interação.

Programação

 

 

1. Recursos financeiros da Igreja Católica ou bens eclesiásticos: tutela jurídico e possibilidades na Igreja de Francisco
 

GOMES, Evaldo Xavier (CNBB, Conferencia dos Bispos do Brasil)

O objetivo nesse primeiro encontro é tratar a tutela jurídica dos bens eclesiásticos, sua proteção e garantias legais seja no direito canônico ou no direito civil brasileiro. Esse estudo oferecerá dados sobre os recursos financeiros da Igreja Católica, sua natureza jurídica e seus limites e possibilidades no uso eficiente, integrando as intuições do pontificado de Francisco.

2.  Lucrar e gerar impacto social na Igreja de Francisco

SEAMUS, Finn (OIP, Oblate Internationa Pastoral Investiment Trust)

No segundo encontro será tratado um tema prático do uso dos bens eclesiásticos a partir de uma experiência internacional de um fundo de investimento católico. Aqui se vê com clareza as possiblidades do uso eficiente numa instituição de mercado de reúne recursos financeiros de diversas entidades eclesiásticas católicas, gerando lucro e solidariedade pelo investimento de impacto.

 

3. Empresariado cristão motivados pelo Papa Francisco no Brasil

CAVALIERI, Sergio ADCE UNIPAC BRASIL (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa)

No último dia de encontro, o objetivo é apresentar a experiência no Brasil de diversos empresários que estão comprometidos com a inspiração de Francisco, oferecendo elementos de entendimento sobre o contexto jurídico das empresas, os valores que as movem e o estudo em curso de constituir um fundo de investimento católico para o investimento de impacto no Brasil. 

Unknown-1.jpeg
Unknown-2.jpeg
Unknown-3.jpeg